Poeminho do Contra

Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão…
Eu passarinho!

Mário Quintana

A história se repete continuamente. O professor ou professora entra em sala de aula esperando a mesma recepção de sempre: indisciplina e indiferença. A pergunta simples é: o que você tem feito para mudar essa realidade? Já sei algumas respostas! Você tem pensado em mudar de emprego esperando que em algum lugar do globo haja o emprego ideal que caiba exatamente em suas expectativas de sucesso, mas infelizmente nunca encontra esse tesouro. Pois bem caríssimo ou caríssima, esse lugar perfeito não existe, ele precisa ser construído, portanto, bem vindo ao planeta terra!

Como encarar a indisciplina e o insucesso escolar?

Comecemos por explicar uma questão muito simples: respeito e disciplina não acontecem naturalmente, mas são conquistados. A maior ferramenta que um professor tem a seu favor é conhecimento, e na era digital o acesso a esse recurso é fácil, rápido e eficiente, portanto a primeira coisa que nós educadores devemos fazer é dominar a aula que lecionamos, mas não apenas isso, é preciso saber como o assunto da aula será abordado e que relevância ele terá na vida do aluno. Lembre-se do que foi dito anteriormente, a informação é abundante e de fácil acesso, mas isso não significa que as pessoas sabem fazer bom uso dela. Portanto aqui está a primeira técnica que um bom educador deve aplicar antes de entrar em uma sala de aula:

  • Domine o conteúdo a ser ensinado.

Agora que sabemos da importância do conteúdo, analisemos um segundo ponto importante na obtenção do sucesso escolar:

  • Conheça os alunos.

Ainda que pareça óbvio, esse elemento é de suma importância, pois só é possível ensinar algo no ambiente escolar quando cria-se empatia entre aprendiz e mestre e para isso é necessário saber quem são os aprendizes. Engana-se quem pensa que para desenvolver essa tarefa são necessárias muitas aulas. Na primeira aula é possível conhecer algumas especificidades de cada aluno a partir de algumas dinâmicas. Ah, uma ferramenta poderosa e fundamental é chamar os alunos pelo nome a partir do primeiro dia de aula. Se você tem alguma dificuldade em gravar o nome dos alunos anote-os em uma caderno e associe-os a imagens mentais para que você os memorize de forma mais rápida.

A terceira ferramenta é fundamental e tem a ver com a segunda:

  • Personalize suas aulas.

Para obter o respeito dos alunos devemos conhecê-los não apenas pelo nome , mas precisamos ir além. Com o tempo é necessário obter informações relevantes sobre as expectativas e as preferências dos aprendizes para que a aula seja personalizada e faça mais sentido para eles. Imagine que você é fã de rock’n’roll e está em uma aula de inglês na qual a professora lhe chama pelo nome e afirma que hoje irá trabalhar com uma música do seu grupo favorito e, além disso, ela preparou essa atividade pensando em você. Qual é a chance do assunto lhe agradar? Acredite, é possível fazer essa prática em cada aula. Dá trabalho, mas é recompensador.

A última mas não menos importante dica é:

  • Valorize-se!

Para estar em uma sala de aula você dedicou horas e horas de sua vida, portanto, não deixe ninguém desvalorizar o que você levou tanto tempo para conquistar, mas lembre-se a melhor forma de fazer isso não é a partir da discussão e sim a partir de atitudes diárias que fazem a diferença na vida dos alunos e da comunidade escolar. A pessoa que deve se sentir mais feliz na sala de aula é você, logo, não permita que tirem a sua paz e, se necessário, sempre adapte a sua prática para a obtenção de sucesso.

Luciano Aparecido Marques

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s