Hoje falaremos sobre o livro Le Morte d’Arthur. Podemos trabalhar com adaptações desse livro ao tratarmos da idade média e seus valores.
Características gerais da obra.
O autor do livro Le Morte d’Arthur é sir Thomas Mallory (1400? – 1470). Sua obra contém oito livros. Le Morte de Arthur é um texto de cavalaria construído sobre os três pilares: poder, fé e honra. Mallory escreveu este livro em inglês medieval, dialeto que circulou na Inglaterra, aproximadamente, do ano 1100 ao ano 1500 d.C.
É possível encontrar obras adaptadas da mesma história tais como:
- Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda.
- Contos e Lendas dos Cavaleiros da Távola Redonda.
- Três Grandes Cavaleiros da Távola Redonda.
Resumo da obra.
O rei de toda a Grã- Bretanha, Uther Pendragon, pede a visita do duque da Cornualha à sua corte e lá se apaixona por sua esposa, Lady Igraine. O rei Uther propõe a Igraine que durma com ele, mas ela recusa fugindo com o seu marido. Com a fuga da rainha rei Uther fica furioso e declara guerra contra o duque. Depois de algum tempo o rei Uther fica doente e sir Ulfius seu amigo aconselha-o a procurar o mago Merlim e parte em sua procura.
Merlim ajuda o rei Uther a possuir Lady Igraine com a condição de que o filho do casal seja entregue a ele. Depois do nascimento do bebê que viria a ser o rei Arthur, Merlim leva-o para um padre que o batiza e depois para sir Heitor cuja a esposa amamenta o bebê.
Depois da morte do rei Uther, toda a Grã Bretanha entrou em guerra pelo trono, porém, após o conselho do duque da Cornualha, todos concordaram em disputar o trono através de um estratagema: tirar a espada que estava cravada em uma bigorna na igreja de São Paulo. Ninguém consegui tirá-la, contudo foi proposto uma justa para selecionar o novo rei. Arthur, que estava acompanhando sir Heitor e seu filho sir Kay que iria disputar na justa, voltou para casa para buscar a espada que sir Kay havia esquecido. Ao chegar na casa encontrou a porta fechada e não podendo entrar partiu para a igreja de São Paulo e retirou a espada da bigorna, levando-a logo após a sir Kay. Todos perceberam depois de algum tempo que Arthur havia retirado a espada da bigorna, por isso devia ser rei.
Após assumir o reino, rei Arthur passa por muitas guerras e aventuras antes de consolidar o seu poder.
Características das personagens.
Espaço: A história se passa na Inglaterra nas regiões da Cornualha e Avalon.
Tempo da narrativa: A narrativa sempre se remete ao passado.
Rei Uther: pai de Arthur.
Lady Igraine: esposa do duque da Cornualha após a sua morte, esposa do rei Uther.
Duque da Cornualha: marido de Lady Igraine.
Merlin: mago e profeta. Esse personagem mistura características cristãs e celtas.
Sir Ulfius: amigo do rei Uther que o ajuda a conquistar Igraine.
Sir Heitor: homem que criou o rei Arthur como um pai.
Sir Kay: cavaleiro, filho de sir Heitor, do qual rei Arthur é escudeiro.
Dama do lago: mulher que apresenta a espada escalibur ao rei Arthur.
Rei Lot: rei da Escócia, casado com Morgana.
Morgana: filha de Lady Igraine e irmã de Arthur.
Mordred: filho de Arthur e Morgana. Observe que, por ser filho de dois irmãos, Mordred está destinado a matar o próprio pai Arthur.
Características do texto.
Catolicismo e religiosidade: o texto é permeado de traços da cultura católica, podemos observar essa característica quando Merlim leva sir Arthur para batizá-lo antes de entregá-lo a sir Heitor.
Paganismo e mística: podemos observar em todo o texto traços místicos como, por exemplo, o aparecimento da espada escalibur no lago.
Profecias: A figura principal desse aspecto é Merlim que prevê até a sua própria morte.
Inocência e superficialidade: Os heróis modernos são diferentes dos personagens clássicos, pois o romance moderno é voltado para os personagens, ao passo que o clássico é voltado para as ações. No texto temos como exemplo de inocência e superficialidade, a cena em que o rei Uther pergunta para a sua esposa, após perceber que ela está grávida, quem seria o pai da criança.
Contendas: Os textos de cavalaria são feitos sobre três pilares: poder, fé e honra.
A arte: A história do rei Arthur influenciou outras literaturas como a Francesa e a Portuguesa. Na França o foco da história são as batalhas, a Inglaterra o foco é o rei Arthur e em Portugal o foco é o santo Graal.
Ideias de projeto.
Dentre as diversas possibilidades de se trabalhar com a obra, é possível efetuar a leitura coletiva e pontual do livro em sala de aula.
Os alunos formam um circulo na sala de aula e cada um efetua a leitura de um trecho do texto. Ao término de cada aula o professor pode sugerir um debate ou a produção de algum projeto relacionado ao trecho lido.
Algumas possíveis produções são:
- Composição de cantigas medievais;
- Debates sobre os temas tratados nesse texto;
- Produção de desenhos e maquetes;
- Assistir filmes e desenhos com o mesmo tema.
Enfim, as opções são inúmeras.
Espero que tenham gostado da sugestão. Até a próxima.
…
Luciano Aparecido Marques